sexta-feira, setembro 22, 2006

Actualidades - Transportes escolares

Voltando novamente ao tema da Educação, porque a Educação não se adquire unica e exclusivamente 7 horas por dia dentro de uma sala de aulas, o Governo decidiu legislar no sentido de aumentar a segurança nos transportes escolares. Muito bem! Bravo!
Resta saber se a legislação é a mais adequada.
Senão vejamos:
- É obrigatória a presença de um acompanhante adulto - designado por vigilante - em todos os transportes. . No caso de o veículo transportar mais de trinta crianças ou jovens é exigida a presença de pelo menos dois vigilantes - o mesmo acontecendo quando a viatura tiver dois pisos.
Acompanhar as crianças no atravessamento da via, usando um colete retrorreflector e uma raquete de sinalização, devidamente homologados, é outra das funções dos vigilantes.
-Lugar sentado para cada criança e a proibição de, em veículos com mais de nove lugares, os menores de 12 anos se sentarem nos lugares contíguos ao do motorista e nos da primeira fila e obrigação de todos os lugares terem cintos de segurança e de as portas só poderem ser abertas pelo exterior ou através de um sistema comandado pelo motorista e fora do alcance das crianças.
Entre outras...
Desde que ando na escola, e andei 12 anos, até completar o ensino secundário, todos os dias fui de autocarro para a escola. Esperava pelo autocarro na paragem, entrava, sentava-me e chegava à escola. No final do dia, apanhava o autocarro, sentava-me, e chegava à paragem, dirigindo-me então para casa.
Os tempos passados no autocarro com amigos eram de pura diversão (diferente de mau comportamento!!), com grandes momentos, melhores conversas...
Será o melhor, prender crianças co banco com o cinto de segurança, evitando que elas olhem para tras ou se virem para trás para conversar com os colegas?Pessoalmente, nao gostaria que me fizessem tal coisa.
E o "vigilante"? Quem o nomeia? A própria instituição? E será necessário aumentar o salário de alguém, para que passe o dia a andar de autocarro e a conversar com os miúdos (sim, porque não acredito que o "vigilante" fará outra coisa!!!)????
Não, a meu entender.
Mas, legislação à parte, porque é um assunto demasiado subjectivo, surge com este tema uma nova situação, e que o Governo é perito a cuidar, como noutros casos.
É este Governo especialista em desviar atenções. E como o faz noutros casos (como foi recente exemplo o dos fogos!!), volta a fazê-lo neste também!
Devido a esta situação dos transportes escolares, a Junta de Freguesia de Nine, foi uma das muitas que decidiu acabar com o transporte escolar, pois só era permitido transportar sete crianças de cada vez, mais o vigilante, quando tem mais 60 crianças para transportar. Obviamente que nestas condições isso seria impossível, e como tal, os meninos terão que, em tempo de Inverno, ir a pé oara a escola. Eu também fui.
Mas o meu maior espanto chega quando, estando eu em casa descansado, aparece um amigo meu e começamos a falar de "política local". E, ao ouvir as suas declarações fiquei espantado:
"Sabes João, o presidente da Junta da minha freguesia deve perder as próximas eleições. Tudo porque decidiu que já não transportaria tantos alunos na carrinha. Apenas os que decidissem almoçar na cantina da escola."
E eu lá lhe expliquei que não foi o Presidente da Junta a decidir isso, mas tinha sido atitude do Governo, com todas as suas implicações, e que já acima transcrevi.
Porém, ele não acreditou e continuou a refutar as suas afirmações pois "era o que toda a gente dizia lá na terra".
Não me espantei mais. A campanha de distracção utilizada pelo Governo em todas as situações em que se envolve deixou de me espantar!! Distraem o povo por um lado, para poderem continuar a fazer asneiras no outro. É típico!! Já o haviam feito diariamente na campanha eleitoral que os haveria de conduzir ao Governo,...´"Em má-hora votei neles", há-de estar muita gente a pensar agora...Eu não. Graças a Deus.
O que me espanta é ver uma oposição parada e incapaz; o que me espanta é ver sondagens que dão vitória ao Eng. Sócrates nas próximas eleições legislativas (sendo que as sondagens valem o que valem!); o que me espanta é ver um Povo que se deixa enganar tão facilmente...Principalmente depois de conhecer a História de Portugal, e tudo aquilo que homens como Afonso Henriques e Martim Moniz fizeram por nós...
Valeu a pena???

5 comentários:

Desigual disse...

Estou a fazer um trabalho acerca da reorganização da rede escolar e fico abismada com as dificuldades que se enfrentam. Não sei se a culpa recai sobre o Governo. Mas isto de querer cortar em tudo é, definitivamente, uma má política que só prejudica alunos, docentes e pais.
Um dos meus sonhos era ser professora e já na altura de optar, decidi não seguir ensino. E hoje vejo que terá sido a opção correcta. Apesar de todas as dificuldades paralelas a qualquer profissão, a de professor não é, de todo, a melhor!

Quando a educaçao deveria ser uma das garndes apostas para levar para a frente este País, assistimos ao reverso da moeda. Infelizmente...

Beijinho

Desigual disse...

Já disse e volto a dizer e insistir:
Actualiza o blog!!! lool

C.O. disse...

confexo k ultimament estou "away" d td o k s paxa em portugal!!lol. mas tou completament d acordo ctg pikeno!!ker dizr, ha cort d despesas, diz o estado, e ker meter mais 1 funcionario publico num autocarro c crianças pa k??so s for p fazr companhia ao motorista, po distrair enkt est conduz,ja k n imagino o "vigilant" a tomar medidas adequadas, caso 2 crianças começassem à estalada!! provavelment, complicaria as coisas!! mas pronto, parece k po noxo governo as coisas futeis são as mais importants!!e mais 1 coisa: biba o fcporto!!!:P

Desigual disse...

Biba!!!
POOORRRRTTOOOOOO

relvynhas disse...

moço!!!!actualiza isto pah!!dasse.hehehe
bjinhos