sexta-feira, setembro 22, 2006

Actualidades - Educação

Calamitoso!
É o adjectivo que a meu ver se adequa melhor ao actual estado da Educação (e não só!!) no nosso país.
Se as medidas já tomadas pela Ex.ma Sr.a Ministra da Educação sobre relação entre docentes, alunos e pais ou encarregados de educação (e o caso de avaliação dos professores por parte dos pais é o mais clamoroso!!) eram de rir, o novo Estatuto da Carreira Docente que tenta atirar areia à cara, principalmente dos professores e sindicatos, é extraordinário!! De uma "leveza insustentável"!!!
Desde o tempo do Eng. Guterres, em que se decidiram criar os famosos "Agrupamentos Escolares", delegando assim o Governo as SUAS competências em outrém, e lavando as suas mãos daquilo que eram as suas responsabilidades assumidas em período pré e pós eleitoral, que pensei que as coisas não iriam piorar mais. - COBARDIA 1.
Eis senão quando, o Governo, desta vez com o Eng. Sócrates ao volante, preocupadíssimo com o défice, se lembra de mais uma vez, por exemplo no caso da contratação de docentes de Inglês para o primeiro ciclo, "lavar suas mãos" e delegar toda a responsabilidade que é (ou deveria ser) SUA nas autarquias, nomeadamente nas Câmaras Municipais. - COBARDIA 2.
Não é meu espanto quando, na edição de hoje, 22 de Setembro de 2006, leio na capa do Correio da Manhã que as "Câmaras cortam apoio a escolas (e a GNR)".
Ora, responsabilizando as Câmaras Municipais pela contratação e colocação de docentes, e mantendo intactas as verbas livres disponibilizadas anualmente às autarquias (e com o Eng. Sócrates a ter a lata - ou será o "orgulho"?? - de dizer ao país que "este ano não haverá Orçamento Rectificativo"!!), será normal que, com menos dinheiro e com mais tarefas, as Câmaras tenham que cortar em algum lado...
É a atitude certa cortar na Educação??
- Não, a meu entender.
Solução: Governo assumir obrigações e ser responsável por todo este processo, retirando o mesmo das mãos das Câmaras Municipais...
Será um primeiro passo...

Sem comentários: