segunda-feira, novembro 15, 2004

OS (meus) PILARES

Pilares

ConservadorismoO Conservadorismo é um estado de pensamento avesso à mudança rápida, esforçando-se por obter o equilíbrio e a ordem, enquanto evita os extremismos, cujos valores se devem apreender e determinar pela consagração da História. O que caracteriza o conservador é a defesa de um mínimo ético de valores sociais estáveis. Para o conservador, a religião, a pátria, a família, a propriedade são valores a defender e manter, mas cuja representação e realização são históricas. Logo sujeitas à mudança nas suas manifestações externas e formais.

Democracia-CristãA Democracia Cristã, tal como o nome o indica é democrática e é cristã. É democrática na medida em que desde a sua origem, timbrou-se sempre pela adesão sincera aos ideais da democracia ou seja, da democracia pluralista do tipo ocidental. É cristã na medida em que representa uma tentativa permanente de aplicação dos princípios e da defesa dos valores essencialmente cristãos na vida política. A Democracia Cristã apresenta-se como a terceira via entre o capitalismo e o socialismo, ou antes como uma reconversão do capitalismo às realidades sociais.

LiberalismoO Liberalismo é a atitude, filosofia, ou movimento que tem como ideia base o desenvolvimento da liberdade individual e do progresso social.O liberalismo eventualmente ficou identificado com os movimentos de modificação da ordem social, através da maior extensão da democracia.Os liberais atacaram os monopólios e as políticas mercantilistas que sujeitavam a economia ao controlo do estado. Defendiam uma ideologia política, social e económica caracterizada pelo "primado da soberania popular e da vontade geral, aplicação estrita do princípio do "laissez faire, laissez passer".

Saudações


1 comentário:

Anónimo disse...

"laissez faire,laisser passer le monde va de soi même"